EJA – Aulas atrativas alunos participativos

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
02/08/2010 12h39

As aulas da EJA – Educação de Jovens e Adultos acontecem na Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu nos períodos da tarde e da noite.
No primeiro semestre, as professoras desenvolveram várias sequências didáticas, entre elas, destacamos duas que despertaram interesse dos alunos.
A Lista Telefônica”, que teve como objetivo a reflexão sobre o funcionamento do sistema alfabético, servirá para os alunos terem sua própria agenda com telefones de pessoas conhecidas, instituições e comércios.
O Livro de Receitas de Sabão”, surgiu da necessidade e conscientização quanto aos procedimentos higiênicos e também por haver no mercado inúmeros produtos eficazes, porém pouco acessíveis ao poder aquisitivo da turma. A alternativa encontrada então, ecologicamente correta e econômica, foi fabricar os próprios produtos de limpeza. Com isso, os alunos aprenderam a seguir os passos para desenvolver uma receita, bem como, passaram a conhecer unidades de medidas importantes e que fazem parte do cotidiano de cada um.
Conheça uma das receitas realizadas na escola:

SABãO CASEIRO
Ingredientes:
4 kg de sebo
1 lata de azeite
3 litros de água
4 litros de álcool
1 kg de soda
Modo de fazer:
Derreta o sebo, depois misture os ingredientes e mexa por cerca de 15 min. Deixe endurecer de um dia para o outro, após, corte em pedaços.

02/08/2010