Serranópolis do Iguaçu é destaque na educação paranaense

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
14/07/2010 11h05

A educação serranopolitana mais uma vez teve destaque a nível estadual, desta vez com a média 7,2 obtida no IDEB – índice de desenvolvimento da Educação Básica, foi a maior do Paraná, e está entre as mais elevadas do Brasil.
Esse é o resultado do trabalho de uma administração preocupada com o desenvolvimento educacional de seu município, direção e coordenação pedagógica comprometida, professores capacitados, inspetores, auxiliares administrativos, zeladoras, merendeiras e demais profissionais da educação que colocam os alunos como prioridade. Além disso, recebem dos pais incentivos na educação.
A Prova Brasil foi realizada em 2009, quando Serranópolis ainda contava com duas escolas municipais e três turmas de 4ª séries, e os alunos obtiveram nota padronizada em Matemática de 268,98 e em Língua Portuguesa de 234,88. A taxa de aprovação escolar de todas as turmas do Ensino Fundamental foi de 97,8%. Sem evasão escolar chegou-se a média 7,2, nota que o governo federal havia projetado para 2021.
A Secretaria de Educação desenvolve vários projetos com os alunos, dentre eles podemos destacar: Apoio Pedagógico, para alunos com defasagens na aprendizagem que são atendidos no contra turno escolar; Projeto Revisando Conhecimentos, onde além de responder as perguntas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática os mesmos devem justificar sua resposta; Avaliação de Rendimento Escolar, é realizada avaliação escrita elaborada e corrigida por profissional contratado para posterior análise das defasagens e avanços na aprendizagem; Capacitação Continuada para os professores; Feira do Livro para incentivar à aquisição e leitura de livros; 20% da carga horária de hora atividade para o professor, enquanto isso os alunos tem aulas de Enriquecimento Curricular nas áreas de Educação Física, Inglês, Oficina de Matemática, Oficina de Leitura e Escrita; e Intérprete de Língua de Sinais;
Também são prestados atendimentos com psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga, nutricionista, encaminhamentos a especialidades médicas facilitadas através da secretaria Municipal de Saúde.
Os alunos de 3° anos e 4ª séries no contra turno podem participar ainda da Oficina de Xadrez e Aula de Informática. Para que frequentem essas modalidades é disponibilizando almoço na escola. Anualmente também são distribuídos uniforme escolar e agenda escolar gratuitamente a todos os alunos.
Em 2010, o município iniciou o trabalho em uma Escola Municipal, construída com recursos próprios. Atende em torno de 460 alunos distribuídos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
Diante dos projetos e ações desenvolvidas na área educacional, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes busca aprimorar cada vez mais as atividades com o corpo discente e docente, objetivando sempre ser destaque na educação do estado e do país.

14/07/2010