Serranópolis é Território Livre do Analfabetismo

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
31/05/2010 07h39

A Administração Municipal de Serranópolis do Iguaçu aderiu ao Programa Paraná Alfabetizado em 2004 e a partir de 2005, o programa recebeu grande incentivo do município o que garantiu a conquista do título de Território Livre do Analfabetismo, por ter menos de quatro por cento de analfabetos no município.
é um sonho realizado, quando assumimos a prefeitura, a meta era essa, erradicar o analfabetismo e isso aconteceu mais rápido do que pensávamos. A próxima meta é implantar a educação em tempo integral com a implantação da PróInfância”, contou o prefeito José Arlindo Sehn.
Para comemorar a conquista do prêmio foi realizado um ato festivo, que reuniu os alfabetizandos, alfabetizadores e coordenadores locais de Serranópolis do Iguaçu, Ramilândia, Matelândia, Medianeira, Itaipulândia e Foz do Iguaçu.
O ato teve início com uma caminhada da prefeitura até o centro de eventos, seguido pelo hasteamento da bandeira do programa Paraná Alfabetizado pelo prefeito e autoridades com entoação do hino do município. Logo após, no clube Aliança, teve início o cerimonial. A execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino do Paraná ficou a cargo da banda do 34° Batalhão de Infantaria motorizado de Foz do Iguaçu.
Essa conquista se deve a um grande esforço do município juntamente com o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. O reconhecimento dessa área como território livre do analfabetismo, com um número reduzido de analfabetos, traz melhorias para o município e para cada alfabetizado, que conquista seu lugar na sociedade”, disse a Dulce Wernke Zinn, Chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu.
Fazer parte dos 34 municípios declarados livres do analfabetismo no Paraná é uma satisfação muito grande, uma conquista que fica na história do nosso município. Agora o nosso desafio é manter esse índice investindo cada vez mais na educação”, frisou Márcia Rosani Elsenbach Lopes.
INCENTIVO
Para que os alunos pudessem voltar a estudar foram disponibilizados locais para a realização das aulas, material de expediente e limpeza, merenda escolar e óculos para que apresentavam dificuldades de visão.
PARANá ALFABETIZADO
O programa Paraná Alfabetizado é uma ação do Governo do Estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, desenvolvido em parceria com o MEC/SECAD Programa Brasil Alfabetizado, Associação dos municípios do Paraná, União dos Dirigentes Municipais de Educação no Paraná, Prefeituras Municipais e demais organizações governamentais e da sociedade civil.
O resultado é uma significativa redução das taxas do analfabetismo, resgatando a cidadania de milhares de paranaenses. Até agora o Programa Paraná Alfabetizado mobilizou a sociedade e acabou com o analfabetismo de 34 municípios do Paraná. Entre esses municípios Serranópolis do Iguaçu é um dos primeiros municípios da região oeste do Paraná a receber a Certificação de Território Livre do Analfabetismo.
A certificação é feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Para conquistá-la é preciso que se obtenha a marca de menos de quatro por cento de analfabetos no município.

31/05/2010