Serranópolis do Iguaçu é Território Livre do Analfabetismo

Título conquistado devido ao apoio que o governo Municipal devotou ao programa Estadual Paraná Alfabetizado

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
29/04/2010 11h17

Na terça-feira (20), Serranópolis do Iguaçu recebeu a declaração de Território Livre do Analfabetismo. Para conquistar esse título é preciso que se obtenha a marca de menos de 6% na taxa de analfabetismo, índice utilizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para avaliar o município, estado ou país, para então lhe conferir o diploma.
A conquista desse título pelo município ocorreu devido aos diversos investimentos realizados pela prefeitura no programa estadual Paraná Alfabetizado. Este programa ao qual o município pode optar por aderir ou não, teve início em Serranópolis em 2004.
A partir de 2005, a Administração Municipal dedicou grande apoio ao programa. Foram disponibilizados locais para a realização das aulas, material de expediente, de limpeza, merenda escolar e óculos para quem apresentava alguma dificuldade de visão.
Segundo a Secretária de Educação do município, Márcia Rosani Elsenbach Lopes, depois dos investimentos da administração municipal no programa é que o resultado é percebido. O principal resultado não está nos números do projeto, mas sim na diferença de como os alunos eram antes de saber ler e escrever e como são hoje. As oportunidades de trabalho que se apresentam para eles e a amizade e interação entre os alunos e entre alunos e professores”, destacou.
Em Serranópolis já aprenderam a ler e escrever através desse programa 260 alunos, em 22 turmas. Alguns alunos repetiram duas edições para terem mais segurança do que aprenderam. Os coordenadores do programa foram Professor Euclides Basso e a partir de julho de 2007 a professora Lorecí Aparecida Elsenbach. Ministraram as aulas as professoras Lucia Dembogurski, Lorecí Aparecida Elsenbach, Rosélia Sezerino Fenner, Marisa Faganello, Bernadete Loewenstein, Rosane Faganelo, Rubia Ramone Godoy, Rosileni Liane Rustick, Eliane martins, Eliane Garcia, Andressa Malacarne, Ana Alice Eccel e Graziele Rech.
Depois de participar do Programa Paraná Alfabetizado, os alunos podem ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), dando continuidade a formação escolar, que hoje conta com 19 alunos.
Junto com o título de Município Livre de Analfabetismo, vem a preocupação da Administração Municipal em continuar ostentando o mesmo, para isso, investe em turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA, oferecidos nos períodos vespertino e noturno”, frisou Márcia.
Para comemorar o Título de Território Livre do Analfabetismo o município realizará uma Caminhada no dia 27 de maio, a partir das 14 horas. A saída será em frente da prefeitura e irá até o Clube Aliança. Nessa caminhada haverá a participação de nove municípios e a provável participação do governador do Paraná Orlando Pessuti.

29/04/2010