Taxa de juros do FUMDESI é 0%

FUMDESI emprestará dinheiro a juro zero para empresas de Serranópolis do Iguaçu

Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
26/09/2011 07h39

O Governo Municipal de Serranópolis do Iguaçu, que está no segundo mandato, desde 2005 inclui as MPE/EPP/EI (Micro e Pequenas Empresas/Empresas de Pequeno Porte/Empreendedores Individuais) em todos os planejamentos de governo através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico de Serranópolis do Iguaçu (FUMDESI). é premissa do governo José Arlindo Sehn, estimular o desenvolvimento endógeno através do fortalecimento das MPE/EPP/EI, reconhecendo este setor como um instrumento importante de desenvolvimento da cidade, geração de emprego, distribuição de renda e inclusão social.

Através do FUMDESI, houve integração entre as secretarias de governo, desencadeando uma série de ações para mudança da realidade das MPE/EPP/EI do Município de Serranópolis do Iguaçu, o que levou a atual administração a alcançar resultados inéditos em 15 anos de emancipação do Município.

São latentes e sólidas as políticas públicas construídas através do FUMDESI, norteando uma direção de desenvolvimento que culminará numa mudança cultural, social e política nas esferas empresariais, comunitárias e públicas, tornando as MPE/EPP/EI um foco certo e consolidado de desenvolvimento local com sustentabilidade para melhoria da qualidade de vida dos serranopolitanos.

O PIB (Produto Interno Bruto) per capita de Serranópolis do Iguaçu em 2005 era de R$ 10.635,00 (dez mil, seiscentos e trinta e cinco reais). A evolução para 2008 foi de 41,90% representando um acréscimo de R$ 4.456,10 (quatro mil, quatrocentos e cinqüenta e seis reais e dez centavos), perfazendo um total de R$ 15.091,10 (quinze mil, noventa e um reais e dez centavos), sendo que o acréscimo foi ocasionado pelo aumento das mais de 35 empresas que foram abertas neste período. Percebe-se nos indicadores econômicos aumento de receita municipal, bem como a arrecadação de ISSQN. Tivemos ainda crescimento representativo entre 2008 e 2011 em um total de aumento de empresas legalmente constituídas de 62 (sessenta e duas) a 158 (cento e cinquenta e oito) empresas ativas até este mês.

Segundo o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, a formalização destas empresas deu-se devido os esforços de conscientização dos empreendedores que entenderam a importância da formalização para garantir seus direitos e abrir portas para novas oportunidades.

Desde sua formação o FUMDESI emprestou mais de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta Mil reais) para empresas locais, tanto para investimentos quanto para capital de giro.

No mês de setembro, outro passo importante para o desenvolvimento foi dado pela Administração Municipal, a implantação do Juro Zero para empresas que pagam em dia as parcelas de empréstimos feitos pelo FUMDESI. Este modelo de incentivo para empresas locais é inédito em todo o Estado, e servirá de exemplo para outras cidades do Paraná.