Administração concede benefício a empresas

Através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo atividades de 3 empresas são fomentadas

Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
17/05/2013 14h12

No dia 17 de maio, na Prefeitura Municipal de Serranópoils do Iguaçu, foram assinados três contratos de concessão de benefício. A partir destes contratos a DISAM instalará uma filial no município, será implantado o RA Laboratório Agronômico e a Espaço Nobre Estofados terá novas instalações.

Para o Prefeito Luiz Ferri o fomento a empresas que investem no município é fundamental para o desenvolvimento local pois, além de gerar empregos, movimentam a economia e contribuem para a arrecadação municipal.

Para estas concessões serem efetivadas foi realizado um processo licitatório, como exige a legislação. Veja mais detalhes sobre cada empresa a seguir.

Espaço Nobre

A empresa Espaço Nobre Estofados, que fornece sofás para toda a região oeste do Paraná, está em atividade em Serranópolis do Iguaçu há 10 anos, garantindo emprego e renda para vários serranopolitanos, sendo que em média 20 pessoas trabalham na indústria.

Quando a fábrica foi implantada, recebeu um barracão através de concessão de uso por 10 anos. Ocorre que este prazo está se esgotando e a indústria teve um crescimento considerável, sendo que o barracão onde se encontra não comporta as atividades desenvolvidas atualmente.

Hoje, o município tem um espaço apropriado para instalar suas indústrias, pois conta com uma área industrial, que foi implantada em 2005, e reúne 7 empresas em funcionamento e 1 em fase de implantação.

Sensível ao problema que a indústria Espaço Nobre vem enfrentando, desde o início do ano a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo esteve negociando a transferência da sede da empresa para a área Industrial.

O município repassou um terreno e um barracão de 750m² para a transferência definitiva da Espaço Nobre para a área Industrial, garantindo o crescimento e desenvolvimento da empresa, pois a propriedade definitiva do imóvel será transferida ao proprietário após 10 anos de funcionamento desde que atendidas as exigências contidas no contrato de concessão.

RA Laboratório Agronômico

Análise de solo é uma espécie de exame médico feito no solo, a fim de saber quais as suas propriedades físico-químicas, como o Ph, quantidade de matéria orgânica, NPK. A partir da análise de solo é possível saber qual a quantidade de cada nutriente presente em determinada área.

Com o conhecimento das características do solo fica fácil saber quanto de adubo aplicar e em que lugar, garantindo a uniformidade nutricional do solo.

A adubação, mesmo sob os resultados da análise, varia de cultura para cultura, pois, cada cultura tem uma exigência nutricional diferente, ou seja, não basta fazer uma análise e jogar o adubo, é preciso conhecer o que será cultivado.

No fim das contas, se uma análise de solo for bem feita, a calagem e adubação bem incorporadas e o produtor conhecer a cultura que irá cultivar, ele terá uma colheita de sucesso, alcançando as metas previstas.

Em nossa região, o único laboratório de análises de solo está em São Miguel do Iguaçu. Analisando o projeto de implantação de um Laboratório, apresentado por agrônomos de Serranópolis do Iguaçu, a SINCOTUR, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, não teve dúvida de que seria uma ótima oportunidade de investir em Inovação Tecnológica no município e apoiar o empreendimento, disponibilizando para nossos produtores - e de toda a região - um laboratório moderno, com novos equipamentos, que garantirá uma análise precisa, garantindo que os investimentos no campo sejam exatos e corretos.

Nesta parceria a Administração Municipal estará repassando um terreno com 660m² e um barracão com 240m² em uma área ao lado na antiga prefeitura, no bairro de Flor da Serra. Em contrapartida, a empresa se compromete a gerar inicialmente 3 empregos diretos, com projeção de gerar 10 empregos ao final de 10 anos de funcionamento, com a contratação de um novo profissional a cada ano. Cumprindo as exigências, a empresa se tornará proprietária do imóvel.

DISAM

Preocupados com a forte queda de arrecadação enfrentada pelo Município, a Administração Municipal está tomando ações que promovam a auto-suficiência, sem depender exclusivamente do ICMS ecológico, oriundo do Parque Nacional do Iguaçu ou do FPM, Fundo de Participação do Município.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo busca fortalecer as empresas locais, para que produzam e vendam cada vez mais; e também atrair novas empresas para que a produção interna do município aumente, gerando mais receita através do ICMS produzido pelas empresas instaladas em nosso território.

Buscando aumentar as receitas, o foi assinado o contrato com a empresa DISAM – Distribuidora de Insumos Agrícolas Sul América Ltda., com sede em São Miguel do Iguaçu, que nos próximos meses instalará uma unidade em nossa cidade, fazendo com que as vendas em nossa cidade sejam com Notas Fiscais emitidas com o Endereço de Serranópolis do Iguaçu, gerando receita para nosso Município.

A nova Unidade da DISAM irá gerar 06 empregos diretos e 08 empregos indiretos, ocasionados no período de plantio, quando o trabalho se intensifica e aumenta a necessidade de mão-de-obra.

Para incentivar a vinda desta empresa, a Administração Municipal repassou a título de comodato, por um período de 10 anos o barracão da antiga ADEJA – Associação de Desenvolvimento de Jardinópolis, e também o prédio que atualmente abriga o DETRAN e o Destacamento da Policia Militar, contudo, a empresa deverá investir em ampliação e reforma dos imóveis o valor aproximado de R$ 250.000,00.