Quantidade de empresas formalizadas cresce 23% em 2013

Com o trabalho intensificado da Administração Municipal os resultados começam a aparecer.

Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
08/05/2013 07h17

Em 31 de dezembro de 2012, eram 169 CNPJ cadastrados no Departamento Tributário. Hoje, são 208 empresas formalizadas, graças ao trabalho de conscientização realizado com empreendedores que estavam informais. Isso significa um aumento de 23% na quantidade de empresas formalizadas nos primeiros 4 meses do ano.

Outro fator que colaborou para o aquecimento nas formalizações foi garantir o acesso ao mercado, já que os Micro Empreendedores Individuais passaram a fornecer mais para a Prefeitura Municipal de Serranópolis do Iguaçu, o maior comprador do município. Atualmente 09 MEIs estão contratados pelo Município para fornecer materiais e serviços ao longo do ano, totalizando aproximadamente R$ 165.000,00 em contratos, devido à sensibilização do Departamento de Licitação que orienta os Empreendedores que buscam informações para a participação dos certames licitatórios.

Garantir o acesso ao mercado para os Micro Empreendedores Individuais está previsto na Lei Geral, em vigor desde 2009 em Serranópolis do Iguaçu, que agora passa a ser aplicada em sua integralidade, fortalecendo o comércio local e fomentando a economia do município.

A articulação para que o empreendedor formalize-se para fornecer a Prefeitura Municipal é realizada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, que não mede esforços para garantir a participação das empresas locais nos processos licitatórios realizados no município.

Outra ação que está prevista para os próximos dias é o cadastro dos e-mails das empresas locais, que passarão a receber os editais de licitação em sua integralidade, facilitando o acesso às informações necessárias para que as empresas possam participar de uma licitação com reais chances de vencer.