Estrada-Parque em pauta

Reunião esclareceu pontos importantes sobre o Projeto de Lei que alimenta a esperança de reabertura do Caminho do Colono

O fechamento do Caminho do Colono é um trauma na história dos municípios das regiões oeste e sudoeste do Paraná, separadas pelo Parque Nacional do Iguaçu.

Com vistas ao apelo populacional, foi criado o Projeto de Lei 7.123/2010 para regulamentação de estradas-parque em todo o país, que possibilitaria a reabertura do Caminho do Colono com o devido respaldo legal.

Atualmente o PL está sob avaliação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara de Deputados Federal, sendo aprovado por esta, seguirá para apreciação do Senado Federal. Depois de (se) aprovado pelo Congresso Nacional, o PL será finalmente encaminhado ao Poder Executivo, onde poderá ser sancionado.

Enquanto as expectativas da maioria da população aumentam, ainda há muitas distorções nos entendimentos do Projeto de Lei. Por este motivo, foi organizado um encontro entre legisladores e população, realizado pela Administração Municipal de Serranópolis do Iguaçu na manhã do dia 02 de agosto, para esclarecimentos sobre como funcionará a Estrada-Parque Caminho do Colono.

Neste evento foi lançada a cartilha que será utilizada como instrumento de orientação sobre o PL, visando à redução de interpretações equivocadas do projeto que pretende devolver o Caminho do Colono à população sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente.

Participaram do evento o Prefeito Municipal de Serranópolis do Iguaçu Luiz Ferri, o Deputado Federal Assis do Couto (autor do PL), o Deputado Federal Nelson Padovani (relator do PL), o Deputado Federal Professor Sérgio, o Deputado Estadual Elton Welter e autoridades das regiões oeste e sudoeste do Paraná.

De acordo com o autor do Projeto de Lei, a comunidade pode manter a esperança, pois, apesar de o processo de aprovação do PL ser longo, se aprovado, proporcionará a reabertura do Caminho do Colono de forma definitiva e ecologicamente correta.

Já o Prefeito Luiz Ferri, em seu pronunciamento, agradeceu o trabalho que vem sendo realizado pelos legisladores que defendem a causa serranopolitana. Para ele, toda a região será beneficiada com a reabertura do Caminho do Colono, proporcionando um acesso mais ágil e seguro para o sul do país e um avanço com relação às atividades econômicas.