Primeira Festa da Padroeira N. Sra. de Fátima Supera Expectativas

Realizada no dia 15 de maio a festa contou com a presença de mais de 5 mil pessoas

Reunidos pela conquista da paróquia local, os serranopolitanos realizaram a sua primeira festa, comemorando o Dia de Nossa Senhora de Fátima (13 de maio) e inaugurando o que promete virar tradição: a Festa do Leitão Fogo de Chão.

A festa reuniu mais de 5 mil pessoas em diferentes eventos que a compuseram. No início da manhã aconteceu uma carreata, saindo do bairro Flor da Serra até Jardinópolis, que foi finalizada com a benção de carros, motos, jericos e implementos agrícolas. Junto com a carreata ia a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que estava em peregrinação desde o dia 1° de maio, e que neste período passou por todas as comunidades pertencentes à paróquia. A imagem e as pessoas foram recepcionadas por uma Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Emérito Dom Armando Círio. E, ao final desta, a imagem foi coroada em homenagem à padroeira da paróquia e do município, Nossa Senhora de Fátima.

Após a celebração foi servido o almoço, que era aguardado pela curiosidade de mais de 3 mil pessoas. O prato principal foi aquele que deu nome à festa: Leitão Fogo de Chão. Entre as mesas podiam ser ouvidas declarações de admiração pela organização do evento e principalmente pela conquista dos mais diversos paladares através da carne tipicamente preparada.

Ao total foram vendidos 55 kits de almoço, que eram compostos pelo leitão assado e mais acompanhamentos que serviam a aproximadamente 30 pessoas. Além disso, foram vendidos isoladamente churrasco de carne bovina e acompanhamentos.

Enquanto os serranopolitanos e os muitos visitantes vindos de outras cidades da região faziam a digestão e comentavam o almoço recém apreciado, foi dado início ao sorteio do bingo. Os felizardos ganhadores foram contemplados com prêmios doados por empresas da região - seus nomes estão informados abaixo. As cartelas vendidas formam mais um número que surpreende: ao total somou-se 5072 cartelas vendidas a R$ 5,00 cada.

Durante o dia aconteceu a fase final da gincana Fraternidade e Vida no Planeta, que contou com a participação de 8 das comunidades paroquiais; e na qual a primeira colocação ficou para a Comunidade São Paulo, do bairro Flor da Serra.

Para encerrar o dia, a Banda Fockus animou a matinê que lotou o Clube São Sebastião. Enquanto isso, gremistas e colorados podiam acompanhar a final do Campeonato Gaúcho de futebol, que passava em um telão na área externa.

Pela satisfação dos presentes era possível deduzir o sucesso da festa, mas nada melhor para expressá-lo do que a declaração do pároco, Padre Edivaldo Donato Bernardo, que coordenou a organização do evento: a festa superou a mais otimista das expectativas, disse ele. E ainda completou: enquanto programávamos a festa nós fizemos algumas projeções utópicas – como a de vender 50 kits para o almoço – e a utopia virou realidade.

O Padre Edivaldo ainda informou que estão sendo feitos os últimos lançamentos do balanço financeiro da festa, e que assim que o lucro final for apurado será divulgado. Contudo, ele destaca que o resultado mais importante é que as pessoas puderam compreender e vivenciar o real sentido que tem uma paróquia, que é o de união de todos, cooperando por um bem comum.

Ganhadores do bingo:

1º - Carro - Ema Preis – Flor da Serra, Serranópolis