Lar inaugura UPL em Serranópolis do Iguaçu

A unidade comercializará aproximadamente 140 mil suínos ao ano

Governo Municipal
18/11/2010 12h05 | atualizado 22/03/2024 08h42

Serranópolis do Iguaçu inaugurou no último sábado (13) dentro da programação oficial do Tradicional Arrancadão de Jericos a Unidade Produtora de Leitões (UPL). O investimento de R$ 19 milhões veio através de uma parceria entre Cooperativa Lar e poder público municipal. O projeto iniciado em junho de 2008 vai comercializar aproximadamente 140 mil suínos ao ano.

O evento de inauguração foi realizado nas estruturas da UPL e contou com a presença do diretor presidente da Cooperativa Lar Irineo da Costa Rodrigues, prefeito de Serranópolis do Iguaçu José Arlindo Sehn, vice-prefeito Luis Carlos Ferri, diretor da Itaipu Binacional Jorge Samek, presidente da Câmara de Vereadores Evandro Mazurana, deputados Reni Pereira e Moacir Micheletto, diretores e representantes Lar, vereadores, representantes do governo do Estado e Ocepar, funcionários da Lar e associados.

"Sozinho ninguém faz nada, mais quando se juntam pessoas de bem se faz um projeto, se estabelece uma meta e as coisas acontecem. O crescimento desta região está intimamente ligado com o crescimento da Cooperativa Lar, pioneiros que começaram pequenos mais com o pensamento grande em investimento comenta o diretor da Itaipu Binacional Jorge Samek.

Implementada de forma modulada e após dois anos, cinco mil matrizes já estão alojadas, e desde dezembro estão sendo comercializados leitões produzidos nesta estrutura. A Cooperativa Lar investiu em obras e equipamentos R$ 19 milhões, sem contar o plantel e o capital de giro.

Essa transformação de Serranópolis do Iguaçu em geração de emprego e renda se deu graças a parcerias, porque ninguém faz nada sozinho. A importância da UPL para o orçamento do município que arrecada R$ 12 milhões por ano será benéfica. Daqui dois anos a unidade trará um retorno da produção direta e indireta de R$ 6 milhões, ou seja 50% da arrecadação hoje ressalta o prefeito José Arlindo Sehn.

A Unidade Produtora de Leitões de Serranópolis do Iguaçu já foi concebida com melhoramentos em relação à anteriormente instalada, e conta com telhado térmico; climatização na gestação e maternidade, que resulta em melhores resultados; Distribuição de rações automatizada; Celas de maternidade de 1,8 metros x 2,2 metros; 3 biodigestores para a geração de energia; reaproveitamento da água pluvial e utilização de energia solar para chuveiro e água da cozinha.

Com 80% da obra concluída (restam ainda a serem instalados 4 barracões para creche e 2 barracões para maternidade), estão alojadas 5 mil matrizes que produzem mensalmente 10,8 mil leitões. Esses animais produzem 195 mil litros de dejetos ao dia, e a previsão na conclusão é que esse número chegue a 250 mil litros, ou seja, a carga de 17 caminhões. Está se buscando antecipadamente a melhor solução, que é a aquisição de uma área para plantio de eucalipto, com fertirrigação.

Fonte Jornal Integração do Paraná