Sehn quer apoio de Beto Richa para reabrir Estrada do Colono

Leito da Estrada ainda não foi totalmente recomposto pela mata

Governo Municipal
08/11/2010 14h13 | atualizado 22/03/2024 08h41

O Prefeito Municipal José Arlindo Sehn de Serranópolis do Iguaçu, prepara ofícios para pedir apoio do futuro Governo do Estado, liderado pelo Governador eleito Beto Richa, para a reabertura da Estrada do Colono. A afirmação foi feita durante entrevista ao Jornal Mensageiro. Sehn, que não contava mais com a reabertura, viu as chances se multiplicarem com a visita do desembargador federal, álvaro Junqueira, em março, oportunidade que reuniu cerca de 20 prefeitos das regiões Oeste e Sudoeste. A audiência a portas fechadas foi produtiva, garante o prefeito.

Hoje o desembargador é outro, mas o processo continua em tramitação. Agora, queremos o apoio do governo do Estado ajudar a transformar esse nosso sonho em realidade, diz.

O caminho que cortava o Parque Nacional do Iguaçu e ligava as regiões Oeste e Sudoeste do Estado foi aberto na década de 1940. A estrada permaneceu aberta até 12 de setembro de 1986, quando foi fechada pela primeira vez. A reabertura aconteceu 11 anos mais tarde, no primeiro ano do município emancipado de Medianeira, porém, foi definitivamente fechada em 2001, depois de resistência da população e choque com forças do Exército e da Polícia Federal.

O processo de 4,5 mil páginas tramita no Tribunal Regional Federal (TRF), da 4ª Região em Porto Alegre. Um possível entendimento entre Ibama, Iap, lideranças políticas, ambientalistas e favoráveis à reabertura é a esperança do prefeito. De acordo ele, é difícil que a estrada seja reaberta para o tráfego de veículos, mas as negociações querem chegar a um denominador comum para que a comunidade possa explorar o parque de forma ecológica e turística. Municípios vizinhos ao parque elaboram um estudo de impacto ambiental para permitir o acesso controlado ao interior do parque. Esse é um importante passo para o fim das hostilidades que não eram favoráveis a ninguém, defende o prefeito.

Crédito
Jornal Mensageiro