Prefeito José Sehn avalia os 14 anos de Serranópolis

Em entrevista, ele destaca educação e apoio ao homem do campo como primordiais ao desenvolvimento alcançado"Foto" Prefeito José Sehn na escola recentemente inaugurada: educação sempre foi nossa prioridade

Governo Municipal
04/11/2010 12h01 | atualizado 22/03/2024 08h40

Quando ainda era vereador de Medianeira (gestões 1989/92 e 1993/96), o prefeito José Sehn era um dos que lutavam para a emancipação dos distritos que hoje formam Serranópolis do Iguaçu. Pensando na queda brusca de arrecadação que Medianeira teria, já que deixaria de receber os royalties verdes, do Parque Nacional do Iguaçu, e os impostos gerados pela agropecuária, uma corrente de lideranças medianeirenses não queria a divisão.

Mas a pressão começou a tomar maiores proporções até que um plebiscito municipal apontou para a emancipação dos distritos de Flor da Serra e Jardinópolis, hoje bairros de Serranópólis, que completou seus 14 anos em 22 de outubro. Quatorze anos mais tarde, o prefeito José Sehn fala dos avanços, dos desafios e da decepção pelo fechamento da Estrada do Colono.

A emancipação de Serranópolis aconteceu em 1997 e foi uma vitória para o povo local. Tínhamos medo que acabaríamos como fim de linha, uma localidade esquecida, relembra o prefeito em entrevista exclusiva ao Jornal Mensageiro. Queríamos mais e nosso sonho era conquistar a independência para caminhar com as próprias pernas. Lutamos muito e com a determinação de muitas pessoas nós conseguimos. Hoje, o município tem que agradecer a todos aqueles que acreditaram e fizeram acontecer, avalia.

Sehn está em seu segundo mandato como prefeito e aponta avanços antes inimagináveis, como o título de melhor educação do Paraná e 11ª melhor do Brasil. Sempre trabalhamos com muita determinação. E é por isso que conseguimos alcançar esses resultados. O município tem a maior média do Paraná no índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que mede a qualidade do ensino de 1ª a 4ª série no país.

Mas os avanços passam também pela agropecuária e os diversos produtos do campo. O produtor rural se desenvolveu e hoje produz com alta tecnologia, assistência técnica e lucratividade. Os resultados são mais renda e mais impostos, revertidos para a própria comunidade.

Para o prefeito, ao contrário do que muitos pensam, o município de Medianeira também ganhou com a emancipação. Medianeira também se tornou mais independente e centralizou os investimentos, pontua. Também estamos nas demais áreas, como saúde, cultura e esporte.

E AGORA?

Sei que muito ainda precisa ser feito para melhorar cada vez mais a qualidade de vida do serranopolitano e estamos trabalhando para isso. Por isso, novos investimentos estão programados, como a construção da super creche, de duas quadras esportivas, ampliação da pavimentação no interior, entre outras ações.

O destaque fica para a Unidade Produtora de Leitões, da Cooperativa Lar, que será inaugurada ainda este ano. A empresa é modelo de sustentabilidade social e preservação do meio ambiente e vai gerar empregos e impostos que, segundo o prefeito, serão iguais ou maiores que todo a arrecadação proporcionada pelos 11 mil hectares de soja do município.

O ponto negativo na história de Serranópolis foi o fechamento da Estrada do Colono, caminho utilizado na colonização que ligava as regiões Oeste e Sudoeste do Estado. O caminho de 17 quilômetros foi fechado, mas ainda há esperança.

Crédito
Giuliano De Luca