Governo Municipal participa do Primeiro encontro da Caravana Paraná - Unidos Pelas Mulheres

15/06/2023 21h00

Governo Municipal participou na quinta-feira (15) do Primeiro Encontro da Caravana Paraná - Unidos Pelas Mulheres que ocorreu em Cascavel no auditório da Faculdade Assis Gurgacz (FAG). Na oportunidade foi apresentada a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e contou com a participação de autoridades locais e a Secretária e Federal Leandre Dal Ponte.

Além de apresentar a pasta, o evento também teve o intuito de fortalecer ações para o protagonismo e o empoderamento feminino nos territórios, bem como, articular a indução das redes de proteção locais.

A Secretária explicou sobre a formação da Pasta e a preocupação Governo do Estado com as Políticas Públicas para estes grupos e a participação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).

"Com a criação da Secretária o Governo também criou o Fundo Estadual que é uma grande conquista, pois temos no estado do Paraná o Conselho Estadual da Mulher que está ativo há mais de 10 anos e já estamos no terceiro Plano Estadual de Políticas Para as Mulheres. Mas este arranjo de governança precisa estar também onde as mulheres vivem que é no nível local. Então essa iniciativa de criarmos o programa Caravana Paraná - Unidos Pelas Mulheres junto com a AMP em conjunto com as associações regionais, a exemplo da AMOP que congrega 58 municípios, e por se tratar de uma política nova precisamos construí-la ombro a ombro, quem sabe o que uma cidade precisa é quem vive nela".

Para a Secretaria de Assistência Social, Janete Roberti, esta será uma importante Secretaria, visto que o município já aderiu a alguns programas que serão implantados. "O Governo do Estado apresentou a nova pasta que é a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, que acreditamos, irá trazer muitos programas que irão beneficiar os municípios nas três áreas que ela abrange. Nós já tivemos a oportunidade de faremos a adesão", finalizou Roberti.