página inicial

Abertas inscrições para Família Acolhedora

Serranópolis convida a população a colaborar no acolhimento de menores

Secretaria de Assistência Social
10/07/2013 05h43

A partir desta quarta-feira, dia 10 de julho, as famílias serranopolitanas podem se inscrever para o serviço voluntário de acolhimento de menores, chamado de Família Acolhedora.

O serviço é destinado ao acolhimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, como medida de proteção quando estes vivenciam situações de violação de seus direitos.

O Família Acolhedora é um serviço voluntário, por isso não dá direito a remuneração. Porém, o município fornecerá um subsídio para custeio do acolhimento durante o período em que o menor estiver na família no valor de 1 salário mínimo por mês.

Para se cadastrar no serviço a família deve residir no município, todos os seus membros devem estar aptos física e mentalmente para receber este menor, deve contar com espaço e condições gerais para acolher a criança/adolescente e ter disponibilidade de tempo para dar-lhe os cuidados necessários.

As famílias interessadas devem se inscrever na Secretaria de Assistência Social. Após a inscrição será realizada uma avaliação documental de acordo com a legislação aplicável e posteriormente a seleção das famílias que atendem os critérios do serviço.

Uma vez cadastrada, a qualquer tempo a família pode ser convocada a acolher um menor, sendo que este permanecerá com a acolhedora temporariamente, até que seja definida a sua situação.