Serranópolis defende direitos de crianças e adolescentes

Combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes mobiliza município

20/05/2013 07h51

De 13 a 18 de maio a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu uma semana de conscientização pela defesa de crianças destes crimes que violentam gravemente seus direitos.

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Administração Municipal de Serranópolis do Iguaçu reforçou a campanha em seu município para sensibilizar e orientar a população sobre o que é o abuso perante a legislação brasileira, visando prevenir a sua ocorrência.

Na sexta-feira, dia 17 de maio, a campanha foi intensificada com a realização do Dia D. Secretaria e parceiros fizeram um adesivaço na área Central, orientando a população. Na Praça Central esteve instalada uma tenda informativa, com profissionais preparados para esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Durante a manhã também foi realizado um culto ecumênico, no Centro de Cultura Loreci Teresinha Sehn Morás. Alunos participaram da celebração e foram orientados sobre a importância da denúncia.

Denúncia, este é o principal objetivo da campanha, que teve o lema “quem não denuncia também violenta”. Segundo a Secretária de Assistência Social, Rose Sehn, “só com denúncias as autoridades competentes tomam conhecimento desses crimes e podem agir para defender a criança ou adolescente violentado, por isso buscamos conscientizar a população de comunicar casos ou suspeitas para os órgãos responsáveis”, afirmou.

Para informar algum caso de abuso ou exploração sexual de criança ou adolescente, qualquer pessoa pode ligar para o DISQUE 100, serviço de defesa dos direitos humanos. Em Serranópolis, a denúncia também pode ser feita pelo telefone 9144 6208, plantão do Conselho Tutelar.A identidade do denunciante é preservada, o sigilo é um dos princípios das entidades que prestam serviço para estes casos.

A Secretaria de Assistência Social agradece o apoio das empresas locais que doaram prêmios para serem sorteados durante o evento e, também, agradece às entidades parceiras: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cáritas Nossa Senhora de Fátima, Polícia Militar, Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu, Colégio Estadual Presidente Kennedy e Colégio Estadual Pedro Américo.