página inicial

Projeto Formando Cidadão trabalha por melhorias sociais

Desenvolvido desde 2001, o projeto traz resultados visíveis no convívio social dos participantes

Secretaria de Assistência Social
04/08/2011 12h38

A Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve o Projeto Formando Cidadão, que atende crianças e adolescentes do nosso município.

Tendo em vista que a pobreza não está relacionada apenas à insuficiência de renda, mas também à falta de acesso à educação, à condição de vida saudável, à participação e aos direitos sociais e humanos, o projeto enfrenta as situações de exclusão e vulnerabilidade sociais das crianças e adolescentes atendidos por ele.

Deste modo, a equipe envolvida, que inclui profissionais do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, trabalha para criar a oportunidade para que adquiram conhecimentos além dos oferecidos pelas escolas públicas. Entre as atividades desenvolvidas podemos destacar: aulas de higiene pessoal e familiar, de boas maneiras, de convivência social e de limites, práticas desportivas e cursos de informática, karatê, teclado, violão e artesanato.

O projeto trabalha com dois grupos; o primeiro é de crianças de 7 a 12 anos em situação de vulnerabilidade e risco social , que permanecem no Centro de Convivência durante o contra turno escolar três vezes por semana; enquanto o outro grupo está vinculado aos cursos de artesanato, com crianças e adolescentes de 12 a 15 anos que se interessam pelas aulas, sem necessidade de participação contínua.

A coordenadora do projeto, Márcia Eliane Parlow Hefle, explicou que o trabalho é complexo, mas que podem ser percebidas melhorias: “os resultados mais visíveis são os reflexos nas atividades escolares, notam-se alterações positivas principalmente quanto à disciplina, à aprendizagem e à higiene”.