CRAS realiza II Encontro de Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família

Famílias reunidas pelo Centro de Referência em Assistência Social discutiram o tema "Drogas"

29/07/2011 08h33

O encontro aconteceu no dia 28 de julho, reunindo as famílias beneficiárias do programa Bolsa Famílias de Serranópolis do Iguaçu, organizado pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Ivete Maria Ritter, explicou que as reuniões são bimestrais, tendo como objetivo prevenir a presença e o agravo da vulnerabilidades e riscos sociais. Disse: “pretendemos atingir este objetivo por meio do desenvolvimento de potencialidades, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos à cidadania”.

Neste último encontro, abordando o tema “Drogas”, a equipe de profissionais propôs um debate entre os participantes, instigando cada um a expor sua experiência familiar e comunitária, possibilitando o entendimento de que os problemas vivenciados particularmente ou por uma família são problemas que atingem outros indivíduos e outras famílias. Deste modo foi favorecido o diálogo e o convívio com as diferenças e estimulada a capacidade de participação e tomada de decisões.

A equipe do CRAS orientou os participantes em relação aos motivos que levam um indivíduo a utilizar a droga, as principais características dos usuários e como a família deve agir em dada situação, aprofundando o conhecimento e propiciando às famílias uma reflexão sobre o assunto.