Projeto Social atende 23 crianças em Serranópolis

Uma das atividades desenvolvidas pelos alunos é o artesanato, que busca desenvolver a imaginação e criação

25/08/2010 05h51

O Departamento de Ação Social do Município de Serranópolis do Iguaçu realiza atividades no contra turno escolar através do Projeto Social “Formando Cidadão - Contra Turno Social”. O projeto é mantido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Departamento da Ação Social, visando garantir o direito a crianças e adolescentes em vulnerabilidade e risco social, oportunidades de desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Hoje, o Contra Turno Social atende 23 crianças com idade de 07 a 15 anos. As aulas desenvolvem diversas atividades e oficinas como: esporte, recreação, aulas de higiene pessoal, artesanato, karatê, aula circense, informática e aulas de culinária aos alunos do artesanato, onde aprendem de forma variada a organizarem e produzirem pratos diversos.
A Ação Social do município tem se preocupado muito com a valorização do ser humano, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes, pois entendem que essa atividade não deve ser realizada apenas um dia, mas sim todos os dias. Sabem que a formação de um cidadão, baseia-se em valores permanentes e virtudes desenvolvidas. Procuram entender a realidade das crianças para poder ensinar a elas o correto, ou seja, os valores importantes para a vida: dignidade, respeito, amor, amizade e responsabilidade.
O Projeto atende alunos de segunda a sexta-feira, sendo os mesmos divididos por faixa etária. São atendidos 17 alunos nas segundas, quartas e sextas com atividades diversas, tendo como prioridade a valorização pessoal e higiene, além de diversas outras atividades. Na terças e quintas feiras são atendidas 5 alunas com aulas de artesanato e culinária.
Essas são algumas das atividades que auxiliam no desenvolvimento de crianças e adolescentes, contribuindo para a construção do conhecimento.
ARTESANATO
Uma das principais atividades que vem se destacando dentro do Projeto é a oficina de artesanato, ministrada pela professora Márcia Elane Hefle. O objetivo principal desenvolver a capacidade de criação e imaginação, buscando um aperfeiçoamento na parte artesanal, objetivando também um futuro profissional.
O artesanato é um produto que agrega valores, tanto financeiro como pessoal. Para cada atividade desenvolvida há um significado diferente e uma satisfação individual para cada criança ou adolescente, pois produzir algo com suas próprias mãos é gratificante.
Entre as peças produzidas no artesanato, estão as bombonas decoradas em diversas técnicas e a produção de cachecóis.
Para conhecer mais sobre o projeto, basta entrar em contato com a diretoria de Ação Social pelo fone 3236–1605.

25/08/2010