Serranópolis alcança o índice de 100% na gestão de resíduos sólidos

15/06/2023 21h00

Nesta quinta-feira (15), foi realizada na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Serranópolis do Iguaçu a reunião de apresentação dos índices de reciclagem da Associação dos Separadores de Materiais Recicláveis de Serranópolis do Iguaçu - ASSESI.

No encontro, o Técnico Regional do Parque Técnológico de Itaipu (PTI), Matheus Gueri apresentou os resultados do levantamento de índice de reciclagem no município e parabenizou os envolvidos.

"A proposta hoje foi trazer os excelentes índices do município e apresentar para as autoridades aqui da cidade que tem executado uma excelente atividade, tanto na reciclagem quanto na viabilidade das campanhas de educação ambiental. A gente sempre fala que a tríade perfeita é quando a prefeitura, a associação e a técnica da UVR estão engajadas, estes três componentes trabalhando de forma conjunta conseguiram alcançar excelentes resultados aqui em Serranópolis".
Gueri ressalta que o município atingiu o índice de 100% dos resíduos sólidos reciclados "Hoje podemos dizer que todo o resíduo reciclável está sendo reciclado de fato, um índice que o governo federal nem imagina que é possível de ser alcançado, tanto que a meta pra 2040 é alcançar 25%" comenta.

A Unidade de Valorização de Recicláveis foi construída pelo Governo Municipal com o apoio da Itaipu Binacional para viabilizar condições mais dignas de trabalho para os trabalhadores da ASSESI e evoluir um modelo precário e insustentável de coleta seletiva para um modelo de empreendimento de prestação de serviço com qualidade e inclusão social.

O vice-prefeito Gilberto Marsaro, reforçou o compromisso da administração com a gestão dos resíduos sólidos e comemorou os resultados. "Tivemos o privilégio de receber a equipe da Itaipu para demonstrar os resultados do esforço de todos no trabalho realizado, seja nas escolas através da educação ambiental, seja na Secretaria de Meio Ambiente e também na própria associação dos recicladores. Um reconhecimento que traz pra nós muito orgulho e através deste temos a certeza que estamos trabalhando da forma correta e agora manter o bom desempenho para buscar resultados ainda melhores".

A técnica da UVR, Andréia Stadler lembra que Serranópolis do Iguaçu está em terceiro lugar na gestão de resíduos dentre os 55 municípios em que a Itaipu realiza a estratégia territorial de gestão de resíduos sólidos. "Conseguimos esta colocação com o apoio da população, todo o material que chega à unidade é um material de qualidade em que os agentes ambientais conseguem realizar a triagem, mas a conscientização ela tem que vir de maneira constante e assim conseguiremos atingir índices ainda melhores" explica.

Devido às ações realizadas nos últimos três anos Serranópolis do Iguaçu saiu de 14 toneladas/mês para 22 toneladas/mês de resíduos reciclados, gerando assim um aumento na renda dos trabalhadores da ASSESI e gerando muitos benefícios ambientais para o município.