Serranópolis recebe premiação por Ações de Educação Ambiental no Programa Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
25/05/2023 21h00

Na terça-feira (23), durante o 6º Congresso Sul-americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, realizado em foz do Iguaçu, o município foi premiado com o reconhecimento na Gestão de Resíduos Sólidos na categoria Destaque Inovador - Ações de Educação Ambiental.

O Reconhecimento e premiação pelo terceiro lugar ocorreu pelas iniciativas de escolha do Mascote da Coleta Seletiva, Realização da Semana do Meio Ambiente e construção de placa decorativa e balanço.

A técnica da Unidade de Valorização dos Recicláveis, Andréia Stadler, explica que esse é o resultado de um trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos e reflete diretamente no material arrecadado, "a gente trabalha bastante com as campanhas de educação ambiental. Essas campanhas são muito importantes e válidas por que a partir dai que o material reciclável vem com uma boa qualidade na associação, facilitando o trabalho dos associados e também o maior aproveitamento destes materiais".

O prefeito Ivo Roberti destacou que a separação realizada em cada residência se torna o salário dos associados da Assesi e que esse resultado vem do empenho de todos os envolvidos. "As famílias separando os resíduos em suas casas colaboram facilitando o trabalho das famílias que fazem da reciclagem o seu sustento. O prêmio que o município está recebendo hoje é graças ao conjunto de ações realizadas na educação ambiental, graças as pessoas que separam os resíduos e também aos associados da ASESSI que fazem um excelente trabalho na associação.

A diretora do Departamento em Meio Ambiente, Jocasta Maiara Bulow de Rosso, comenta que esse prêmio é o resultado de atividades desenvolvidas ao longo do tempo. "Essa premiação é fruto de varias campanhas que realizamos durante o ano. Realizamos atividades como Oficinas de Grafite, Recuperação e Proteção de Nascentes, Oficinas de Cisternas, de Orta Comunitária além de outras ações que realizamos em parceria com a Itaipu Binacional e também com outras secretarias, todas visando o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental" explica.

O Vice-prefeito, Gilberto Marsaro, destacou a satisfação de ver o trabalho desenvolvido pela equipe do governo municipal e da Assesi, dando resultados e os parabenizou. "A gente se sente muito feliz. Um ótimo trabalho realizado pela nossa Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a ASSESI e hoje temos o privilégio de estarmos em terceiro lugar dentre 54 municípios em relação a educação ambiental, gostaria de parabenizar a todos os profissionais envolvidos nesse processo" concluiu Marsaro.

Associação dos Separadores de Recicláveis de Serranópolis do Iguaçu (ASESSI),trabalha em conjunto com o governo municipal. Ao receberem o material, eles realizam a triagem conforme explica a presidente da Associação dos Separadores de Recicláveis de Serranópolis do Iguaçu (ASESSI), Glaci Ribeiro Alback Tolotti, explicou como eles realizam o trabalho na Associação, "Nas segundas trabalhamos os materiais do interior, já na terça e na quarta os materiais vindos dos bairros. A gente separa tudo, vidro, alumínio, papel, caixas de leite. Ainda vem um pouco de material orgânico que às vezes as pessoas misturam, mas é pouca coisa, a maioria do material que chega é um material bom e separado" comemora Tolloti.