Crianças aprendem novo destino para o lixo

Em Serranópolis uma opção de reaproveitamento doméstico do lixo é trabalhada com os alunos municipais

28/03/2014 07h08

Compostagem na Escola é o projeto recentemente implantado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para ensinar as crianças uma alternativa para a destinação do lixo orgânico.

As atividades iniciam com orientações na sala de aula, mas se tornam realmente interessantes quando vão para a parte prática, na horta municipal. O projeto é coordenado pelas tecnólogas ambientais Neiva Campregher e Rubia Sponchiado, que acompanham os alunos e ensinam como transformar o lixo orgânico em adubo através da compostagem.

O objetivo do Compostagem na Escola, segundo Neiva, é “mostrar para as crianças que existem vários destinos para o lixo e que ele pode ser aproveitado de outras formas”, explicou.

O trabalho com os alunos visa, também, através deles levar essa ideia para dentro das casas, apresentando essa alternativa para as famílias e, como resultado final, diminuir o volume de lixo destinado ao aterro municipal.

Se você tiver interesse em aprender a fazer a compostagem, entre em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, os servidores estão à disposição para orientar a população sobre esta técnica ecologicamente correta de produção de adubo através do reaproveitamento do lixo orgânico.