Tecnólogas Ambientais participam de oficina sobre PMSB

Com a participação busca-se reduzir as despesas com a elaboração do Plano Municipal

20/06/2013 12h41

Entre os dias 10 a 14 de junho, foi realizada a oficina de Política e Plano Municipal de Saneamento Básico, em Maringá, que mobilizou aproximadamente 60 pessoas, entre gestores públicos ambientais de engenharia, planejamento e saneamento. Eles se reuniram com um único propósito: tirar do papel a legislação que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.

Durante a semana foram apresentados estudos dos aspectos legais da PMSB, das metodologias de planejamento estratégico, comunicação e mobilização social, elaboração, aprovação, implantação e revisão dos planos municipais.  O PMSB inclui a definição de diretrizes para abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.

Na avaliação do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valdeci Sehn, o curso trouxe oportunidade de atualização e aperfeiçoamento de técnicas, proporcionando ao quadro de servidores públicos uma visão moderna na hora de planejar o desenvolvimento local, ofertando mais qualidade de vida ao cidadão.

“O município que não possuir o PMSB, não poderá firmar nenhum convênio com o Governo Federal neste setor. A elaboração do plano, se terceirizada, custaria ao município cerca de R$ 108.000,00, de acordo com os orçamentos apresentados ao município. Com a especialização feita pelas tecnólogas o município não terá custo para elaboração do mesmo”, afirmou o Secretário.

O PMSB envolverá toda a população, comércio, órgãos públicos e associações, que nos próximos meses serão convidados para fazer parte do planejamento dele, em audiências públicas.