Aprovado Plano de Gestão de Resíduos
A ação faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
seg, 06 ago 2012 - 06:46
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS – de Serranópolis do Iguaçu foi aprovado em Audiência Pública no dia 1º de agosto, no Centro de Cultura. O Plano direcionará as ações da Administração Municipal para o aprimoramento da gestão dos resíduos.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente organizou uma comissão interdisciplinar que desenvolveu o PMGIRS de Serranópolis do Iguaçu em atendimento à Lei 12.305/2012, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
De acordo com a Lei, os municípios que não apresentarem o plano com diagnóstico do gerenciamento dos resíduos gerados no município, propostas e prazos para melhorias neste setor não receberão recursos do Governo Federal para limpeza urbana a partir de agosto deste ano.
Segundo a tecnóloga ambiental Marcilene Neumann Schoeler, que coordenou as atividades, “o plano é instrumento essencial e primordial para a eficácia do manejo e gestão dos resíduos sólidos que são um problema de caráter social, ambiental e econômico. Transformar esse problema em geração de recursos é um grande desafio!”.