página inicial

V Conferência Municipal acontece nesta semana e mobiliza comunidade para fortalecer direitos de crianças e adolescentes em Serranópolis

Evento promovido pelo Governo Municipal nos dias 18 e 19 de junho reunirá poder público, entidades e comunidade para debater propostas voltadas à garantia dos direitos da infância e da adolescência

Secretaria de Assistência Social
ter, 16 jun 2026 - 11:01 | atualizado ter, 16 jun 2026 - 11:17

V Conferência Municipal acontece nesta semana e mobiliza comunidade para fortalecer direitos de crianças e adolescentes em Serranópolis

O Governo Municipal de Serranópolis do Iguaçu, através da Secretaria de Assistência Social, realiza, nos dias 18 e 19 de junho, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro acontecerá no Clube Aliança, a partir das 8h30, e tem como objetivo promover o diálogo entre poder público, instituições e sociedade civil para a construção de propostas que fortaleçam as políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.

Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e a Democracia Participativa”, a conferência será um espaço de debate, escuta e participação social, permitindo que diferentes segmentos da comunidade contribuam com sugestões para o aprimoramento das ações voltadas à proteção e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo Municipal com a promoção dos direitos da criança e do adolescente, incentivando a participação da população na construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e preparada para os desafios do futuro.

Confira a programação completa:

18 DE JUNHO DE 2026

  • 8h30 – Credenciamento e Coffee Break
  • 9h00 – Abertura oficial e apresentação cultural
  • 9h20 – Composição da mesa de honra
  • 10h20 – Palestra Magna – Metodologia do evento, leitura e aprovação do regimento interno
  • 12h – Almoço gratuito para participantes credenciados
  • 13h30 – Eixo 1: Aprimoramento do Controle Social – Palestrantes: Marcia Eliane Parlow Heffle (Pedagoga) e Eliziane Langner Piancol (Psicóloga)
  • 14h30 – Eixo 2: Fortalecimento dos Conselhos Tutelares – Amanda Marsaro de Andrade (MBA em Gestão e desenvolvimento de pessoas) e Vilmar Garcia (Conselheiro tutelar)
  • 15h15 – Coffee Break
  • 15h30 – Eixo 3: Promoção da Convivência Familiar e Comunitária – Luciana Carbonera (Assistente Social) e Andressa Rosa Ize (Assistente Social)
  • 16h30 – Encerramento das atividades do dia

19 DE JUNHO DE 2026

  • 8h – Coffee Break
  • 8h30 – Eixo 4: Prevenção e Enfrentamento às Violências – Palestrante Letícia Bonatto Gilicynski (Psicóloga) e Andressa Rosa Ize (Assistente Social)
  • 9h30 – Eixo 5: Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador – Palestrante Marcelo Mezzomo Busarello (Advogado)
  • 10h30 – Eixo 6: Aprimoramento da Execução das Medidas Socioeducativas – Palestrante Marcelo Mezzomo Busarello (Advogado)
  • 12h – Almoço gratuito para participantes credenciados
  • 13h30 – Retorno dos grupos para elaboração das propostas
  • 15h – Coffee Break
  • 15h20 – Apresentação e aprovação das propostas
  • 16h – Eleição dos delegados e respectivos suplentes para a Conferência Estadual
  • 16h30 – Encerramento da Conferência.

 

A participação de todos fortalece a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Participe! Sua voz faz a diferença.